Cicloviagem na Rota da Baleia Franca – vento na cara e recorde de avistagens de Baleias

Neste feriado de 7 de Setembro, percorremos em 10 ciclistas  a travessia da Rota das Baleias, roteiro exclusivo da Caminhos do Sertão no litoral Sul catarinense.

A viagem percorre a região costeira da APA da Baleia Franca no auge da Temporada de visitação dos cetáceos, quando as mães procuram as águas mais tranquilas e quentes para amamentar seus filhotes recém nascidos.

O pedal começou cansativo, apesar do relevo plano e a areia bem durinha, o vento contra soprava forte nas praias De Itapirubá e Vila em Imbituba.

Foram cerca de 12 km de força no pedal até chegar ao centro da cidade, onde visitamos o Museu da Baleia Franca.

Durante o caminho, foram diversas oportunidades de avistagem de Baleias, além de passarmos pelas maravilhosas praias que lotam as cidades de Imbituba e Garopaba, com destaque para a Praia do Rosa.

DCIM101GOPRO

Em Garopaba, passamos pela trilha do Gaia Village, projeto ambiental localizado em um belíssimo terreno na restinga.

Ali, se juntaram a nós Carina, diretora de Turismo e Marcus Israel, secretário de Turismo de Garopaba, para conhecer melhor o roteiro que cada vez mais recebe cicloturistas e despertou no poder público o interesse em melhorar a infraestrutura para os cicloviajantes.

O terceiro e último dia de viagem iniciou com a subida do Morro do Siriu. Trecho mais difícil da viagem com seus quase 200m de altitude, foi facilmente trasnposto pelos ciclistas descansados – ou que pegaram uma breve carona no veículo de apoio!

Em Paulo Lopes, o roteiro fica com ares interioranos ao se aproximar do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, além da presença das fazendas de gado e arroz. Por estes caminhos, evitamos as estradas movimentadas como a BR-101.

A viagem terminou com a subida a pé ao mirante natural da Pedra do Urubu na Guarda do Embaú, de onde pudemos ver boa parte do caminho percorrido nestes 3 dias em busca de baleias e belos visuais, impulsionados por nossas próprias pernas.Valeu pela presença, pessoal!

Se sua praia é curtir a natureza e chegar de bicicleta nos recantos mais intocados, esta é sua viagem, ainda mais se for no auge da Temporada de Baleias. Mais informações em nosso site.