Nossa História

Os Caminhos que nos guiaram

Era o fim dos anos 90, e uma frase do lendário Antonio Olinto ilustrava como eram vistas as viagens de bicicleta na época: “ou coisa de maluco, ou de pagador de promessa.” Sem dúvida seu livro No Guidão da Liberdade, que narra a volta ao mundo no pedal entre 93 e 96, foi inspiração para todos nós. Éramos colegas de universidade, e não passava sequer um feriado sem que organizássemos rolês autônomos de vários dias junto com os amigos, pedalando com alforjes, barracas, panelas e tudo o mais que coubesse na rotina da vida outdoor.
O rolê inaugural, em 2004
Via de regra os trajetos escolhidos ficavam em algum Sertão da grande Florianópolis. Podemos afirmar que estes lugares sagrados e bucólicos configuram um estado de espírito, como na escrita de Guimarães Rosa: “o Sertão está em todo lugar”. Engana-se, portanto, quem pensa que o termo existe apenas na geografia da vastidão das Gerais ou do agreste nordestino. Por aqui, muitos dos cantos mais afastados de comunidades rurais e urbanas, quando os principais caminhos terminam e dão lugar às encostas, florestas, riachos e recantos da Mata Atlântica, são também denominados de Sertão. Daí a curiosidade sobre a origem do nosso nome, homenagem a esses cantinhos que amamos e sobre os quais construímos a nossa história. Em 2004, ao participarmos de uma caminhada de 3 dias entre Floripa e Nova Trento, organizada de maneira inclusiva com toda logística aos participantes, percebemos na atividade um potencial para transformar nossa paixão por viajar de bike em um pequeno empreendimento. Já neste mesmo ano realizamos nossa primeira operação comercial, conduzindo um grupo entre São Pedro de Alcântara, Angelina e Águas Mornas, cuidando de tudo: transporte, acomodações, alimentação e manutenção das magrelas.
A cicloviagem jornalística entre Floripa e o altiplano da Bolívia
Em 2005, durante a travessia ciclística de Floripa ao altiplano boliviano pelo Caminho do Peabiru, tema do TCC em jornalismo de um dos nossos fundadores, lançamos um site e blog que iniciou a interação com o público e serviu como base para as primeiras reportagens na imprensa sobre o trabalho recém inaugurado. Bem antes dos Circuitos que tornaram Santa Catarina famosa no cenário nacional do cicloturismo, investimos tempo, recursos e criatividade na elaboração de vários roteiros que até hoje são alguns de nossos principais produtos turísticos. Assim surgiram a Rota das Baleias, uma trip litorânea ao longo da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca em SC;  o Serramar, fantástica travessia entre as montanhas e o litoral do Estado; o roteiro de Urubici, percorrendo os mais belos cartões postais da serra catarinense; a clássica Volta à Ilha, percorrendo famosas praias e recantos mais isolados da nossa cidade-sede, Floripa; e o Lagamar, cruzando ilhas e canais no Parque Nacional de Superagüi, na divisa SP/PR.
Formatura da capacitação de condutores de cicloturismo na Serra Gaúcha, um grande salto para o segmento na região
Em 2007, passamos a atender demandas de grupos organizados nos grandes centros, criando roteiros sob medida para o novo universo de público que se formava. A partir daí iniciamos uma forte conexão com a Serra Gaúcha, através da criação do roteiro Vale dos Vinhedos, com foco no enoturismo e no vasto legado arquitetônico e cultural deixado pelos imigrantes italianos. O sucesso deste produto culminou em uma elaborada consultoria ao empresariado local, pela qual capacitamos condutores,  aperfeiçoamos procedimentos, lapidamos roteiros e assessoramos a montagem de uma base operacional que estimulou a criação de várias iniciativas do segmento de cicloturismo na região. Depois do sul, firmamos parceria de operação na Chapada Diamantina, um dos mais belos cenários de ecoturismo no país, e na tríplice fronteira com o roteiro Iguassu, incluindo as Cataratas, Patrimônio Natural da Humanidade, pelos lados argentino e brasileiro.
A Famtrip que inaugurou o Circuito Acolhida na Colônia, que segue em expansão
Nosso vínculo com o turismo regional de base comunitária foi consolidado em 2010, quando inauguramos, na presença de imprensa, agências de viagem e influenciadores do mundo da bike, o Circuito Acolhida na Colônia, feito em parceria com pousadas e pontos de apoio do agroturismo ecológico catarinense. O projeto incluiu a capacitação dos filhos de agricultores como condutores de cicloturismo, mapeamento dos territórios e criação de materiais de apoio aos cicloviajantes, como mapas, tracks de GPS e um site com todas as informações para viagens autônomas. Ainda hoje (2019) este Circuito segue se expandindo para os municípios vizinhos das Encostas da Serra Geral, com projetos de sinalização para percursos de bike conectando os territórios.
Roteiro europeu na modalidade Bike&Boat, operado com condutor brasileiro da CdS
Os roteiros internacionais foram lançados em 2012, através da parceria com operadora alemã da modalidade Bike & Boat, que possui dezenas de roteiros no Mediterrâneo. Desde então, realizamos algumas operações incluindo nossos condutores brasileiros na Croácia e na Espanha. A experiência com roteiros além mar resultou no convite pelo Bureau de Turismo de Taiwan, em 2017, para conhecermos os incríveis roteiros e sofisticados empreendimentos cicloturísticos do país, que fica sobre a Ilha Formosa, bem próxima à China.
Lançamento do Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura na gestão 2019 da Abeta
Desde os primeiros anos de nossa história, participamos do associativismo em prol do desenvolvimento do turismo de aventura em nível nacional, através da filiação à ABETA – Associação Nacional das Empresas de Turismo de Aventura, entidade cujo cerne é a promoção de qualidade e segurança no segmento. Atualmente, temos assento na Diretoria de Comunicação da entidade, na gestão que vai de 2019 a 2021. Localmente, temos assento na diretoria da AMOBICI, entidade representativa dos ciclousuários de Floripa, e somos apoiadores do projeto Ciclotrilhas, que cuida das principais trilhas para prática de MTB na cidade. Nossos caminhos são também a nossa história – tudo que fizemos até hoje, foi pela nossa paixão de viajar de bicicleta transformada em oportunidades e lindas viagens a um amplo público, com organização, zelo, segurança e roteiros cuidadosamente elaborados. Realize seu sonho de viajar de bicicleta, conte com nossa empresa cuja bagagem vai te proporcionar a experiência mais inesquecível!