Mas existe Sertão aqui no Sul?

O espírito da coisa: Parque Nacional de São Joaquim (Urubici)

Há o Sertão, um “Desertão” à Oeste perseguido por bandeirantes e outros aventureiros no Brasil de 1700, há o Sertão universo-simbólico e metafísico da obra de Guimarães Rosa, que na pele do personagem Riobaldo dizia que “o Sertão está em toda parte”, o Sertão agreste de paisagem retorcida seca e brava nos confins do Nordeste, o ConSertão “passeio musical pelo Brasil” da obra fonográfica que uniu os virtuosos Artur Moreira Lima, Eraldo do Monte, Paulo Moura e Elomar.
Aqui em Floripa a Beira-Mar Norte cresceu e a Beira-Mar Sul está crescendo e já tem tanto engarrafamento e mesmo assim há o Sertão do Córrego Grande, o Sertão do Pantanal,o Sertão do Rio Vermelho, o Sertão do Peri, cantinhos de mundo que sossegam à revelia do tempo corrido. E é só sair um pouco mais da Ilha que teremos o Sertão do Pagará, o Sertão do Sul do Rio, o Sertão do Maruim, o Sertão do Rio Inferninho, o Sertão do Tabuleiro, e enfim uma de série recantos que por estarem mais resguardados, um pouco distantes, no recolhimento do interior, foram batizados com o sugestivo nome de Sertão – palavra sem análogo em qualquer outra língua.
Eis uma pequena noção de que o Sertão vai bem além da aridez nordestina, e é fruto sobretudo desta vastidão maior de terras e cenários que é o Brasil. É nesta amplitude de significados, e sabendo que por trás de cada canto de terra há um Sertão brilhante e puro, palco de Cicloviajar e partilhar paisagens, é que batizamos nossa empresa de Caminhos do Sertão. Também por acreditar na atividade empreendedora do Turismo de Aventura, descentralizando parte dos destinos e assim consolidando um importante vetor de desenvolvimento territorial, para além dos pólos tradicionais.
Quer compreender ainda mais o Sertão? Então sim´bora correr trechos no lombo da magrela, girar o pedal e descobrir Caminhos na contramão do óbvio, e obviamente pavimentados de paisagens e surpresas, curtidos pelo barato da serotonina que se espalha pelo corpo num prazer gratuito e completo como voltar a ser criança. Venha cicloviajar conosco !