Projeto cicloturismo urbano em Blumenau, investindo na idéia.

Travessia da ponte de Ferro – foto: Jaime Batista

No sábado passado (2/abril) realizamos junto com a ABCiclovias um pedal experimental pelo centro histórico de Blumenau, aproveitando a semana de comemoração do aniversário de Fritz Müller, naturalista que no século 19 viveu na região.

Ponte de Ferro ao fundo

O objetivo deste passeio, além de aproveitar um belo pedal, foi de apresentar o potencial da região central de Blumenau para o desenvolvimento de um roteiro de cicloturismo urbano que sirva tanto aos turistas que visitam a cidade como a seus moradores. Esta ação faz parte de uma iniciativa da ABCiclovias e Caminhos do Sertão Cicloturismo que, em parceria com a Secretaria de Turismo, pretende desenvolver o cicloturismo em Blumenau. Há muito o que fazer, mas acreditamos que pedalando é a melhor forma de trabalhar.

O pedal contou com o pessoal da ABC e da mídia, ciclístas de primeira viagem e amigos, passamos por pontos tradicionais mas pouco frequentados da cidade, como a passarela da Ponte de Ferro, o antigo caminho do trem, rua das Palmeiras e a igreja Luterana, visitando também a exposição sobre  Fritz Müller no Mausóleu e terminando com um café ao ar livre na rua XV de Novembro.

Apesar de soar estranho indicar um cemitério para um roteiro turístico, o local em questão é um ponto previlegiado no centro da cidade e bem arborizado. A igreja e o túmulo de Fritz Müller são paradas interessantes para apresentar um pouco da história da cidade.

Infelizmente boa parte do percurso não pode ser promovida como roteiro para grupos ou ciclístas inexperientes sem algum tipo de guia ou apoio, pela falta de uma estrutura mínima de segurança. Os pontos de visita também são ainda escassos e com horários limitados, a exemplo do Museu na antiga casa de Fritz Müller com valioso acervo e fechado por tempo indeterminado.

Tivemos a compreensão dos donos na confeitaria para colocarmos as mesas e cadeiras do lado ne fora, mantendo espaço para os pedestres. Infelizmente não existem estabelecimentos que criem um espaço tão bom quanto esse em outros dias.

Tudo isso faz parte de um levantamento inicial para indicar as melhorias e investimentos que a cidade necessita se quiser realmente promover o cicloturismo.
Aguardem mais notícias!

Não deixem de conferir nosso álbum de fotos completo no flickr.

E MAIS:  Matérias publicadas hoje no Jornal de Santa Catarina, no blog do jornalista Jaime Batista e no blog Bicicletas do Vale