Dia 23 de Março foi aniversário de 285 anos de Florianópolis. Apesar de termos diversos motivos para nos preocupar, principalmente nos temas de saneamento básico e mobilidade, também há muito o que comemorar – Floripa continua sendo um ótimo lugar para morar, se divertir e levar uma vida saudável.
Entre as comemorações oficiais, aconteceu um passeio de bicicleta pela Beira-Mar Norte., que teria tudo para ser apenas mais um evento de calendário: grande parte do passeio foi pela Avenida Beira-Mar Norte, e o prefeito pedalou apenas o último quilômetro, depois de nos fazer esperar quase meia hora para sua participação.
Mas o teatro valeu a pena: ao final do passeio, foi assinada o Decreto Municipal 8867, que criou a Pro-Bici, Comissão Municipal de mobilidade urbana por bicicleta. Apesar de ter caráter consultivo – ou seja, o que a comissão decidir pode ou não ser posto em prática – é um grande passo em direção a democratização das decisões municipais no assunto Bicicleta.
A comissão é composta de cinco membros do funcionalismo municipal (Ipuf, Sec. Obras, Sec Transporte e Sec. de Segurança) e sete membros da comunidade, que figuram no decreto através da nossa representante oficial, a ViaCiclo – Associação de Ciclistas de Florianópolis, mas cada um lida com a bicicleta de uma forma diferente:
- Alexandre Francisco Sousa – Duas Rodas (grupo de pedaladas)
- Daniel de Araújo Costa – ViaCiclo (Associação de Ciclistas – presidente)
- Eduardo Green Short – Caminhos do Sertão (cicloturismo)
- Fabiano Faga Pacheco – Bicicleta na Rua (mídia informativa)
- Giselle Nocetti Amonn Xavier – Udesc-CicloBrasil (Universidade)
- Milton Carlos Della Giustina – Della Bikes (loja de bicicletas)
-
Rodrigo Gomes Ferreira – ver no comentário abaixo
Agora a comisão, que se encontra uma vez ao mês, debaterá as propostas de melhorias para bicicleta e dará seu parecer oficial. Esperamos que nossa voz seja finalmente ouvida!
Boas pedaladas!